terça-feira, março 27, 2012

Se você gosta de Arte Contemporânea, este é o lugar.

Oi pessoal! Se tem um lugar que eu amo visitar é Inhotim. Trata-se de um lugar maravilhoso, deslumbrante e muito inspirador. Lá você respira arte.

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.

A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas. 


Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno. 

Arte Contemporânea

O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.
 

Saiba mais aqui  http://www.inhotim.org.br/index.php/p/v/199-647   (fonte do texto acima)


Abaixo posto algumas fotos pessoais. Sempre que posso dou uma passadinha por lá. Fica em Brumadindo - MG. É bem pertinho de BH. Se você ainda não conhece, vale apena conhecer. 







































2 comentários:

  1. E COMO vale a pena conhecer! Eu só fui 2 vezes... uma com amigos da faculdade e outra como excursão da faculdade. Mas AMO, AMO, AMO!!! Aliás, tô precisando dar uma passeada lá de novo pq as coisas já mudaram por lá...
    Eu AMO ir e ver os fuscas (mas parece q os tiraram de lá... chuif), o quarto vermelho... ah, tanta coisa... tantas boas lembranças (e fotos!) eu tenho de lá.. AMO!! E tbm recomendo! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Wow! What a beautiful place! Great pics!

    ResponderExcluir

Olá! Vou adorar se você deixar um recadinho aqui para mim. Se você tiver um blog, deixe o endereço para que eu possa retribuir a sua visita. Obrigada e volte sempre.

Abraços

Val